Páginas

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Apoie o filme

Estamos organizando uma nova ida ao Haiti e a finalização do filme para TV digital e DVDs. Para isso estamos solicitando o apoio ao projeto, criando cotas do filme, que podem ser adquiridas para que os interessados se tornem parceiros do projeto.
Se você tiver interesse em apoiar, entre em contato pelo email.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O país mais pobre das Américas

Essa sentença é usada frequentemente por todo mundo – inclusive eu – para definir o Haiti. O país mais pobre das Américas. A afirmação é certa ao definir a situação de extrema miséria e devastação natural a que nosso irmão caribenho está submetido graças aos anos de invasão e ocupação estrangeira, ditaduras, golpes de estado e cumprimento de interesses econômicos exteriores e fracassados ao longo de sua história.

Mas a afirmação, sem dúvida pejorativa, só revela parte da verdade. O Haiti é também um dos países mais ricos do continente americano. Em recursos humanos e tradições culturais. Isso, só quem teve a oportunidade de ter algum tipo de contato com a ilha com um olhar que não o de pena é capaz de perceber. Alguns haitianos com quem conversei de alguma forma já tinham me alertado desse fato, mas só consegui compreender isso em toda sua essência lendo a obra de David Nicholls, historiador britânico especialista em Haiti.

Digo tudo isso sob risco de ser atacado por todos os lados: da esquerda ou da direita. Da esquerda que acha que não é possível lutar por algo novo que não seja exagerando e adjetivando os malefícios do capital. Da direita que se usa do sentimento de pena para canalizar para o assistencialismo – gerando um mercado milionário – absolvendo o sistema e aliviando consciências. Mas independente disso, creio que se precisa fazer justiça. Afinal, o que encanta as pessoas que vão ao Haiti? Mais: que outro povo conserva suas tradições culturais, língua, religião, mesmo estando longe de seu país?

Talvez seja essa a grande unidade Brasil-Haiti: todos somos brasileiros – mesmo sem saber o que exatamente significa isso já que moramos num “continente” com inúmeras peculiaridades em cada canto – mesmo estando longe de casa. Eles, são todos haitianos. Apesar da miséria econômica, continuam reivindicando seu país e sua identidade. Mas, diferente do Brasil, o que levou esses caribenhos a abandonar sua terra natal não foi somente a tentativa de melhorar economicamente: durante os 29 anos da ditadura dos Duvalier (François e Jean-Claude, pai e filho) quase meio milhão de pessoas fugiram da ilha, da repressão, da morte, da tortura e da pobreza. Poderiam ter tido orgulho de esconder sua origem, mas tiveram justamente o inverso: a grandeza de preservar sua cultura e acreditar que todas as mazelas – ou barbárie como preferem alguns – podem ser superadas e resolvidas, desde que não se esqueça de quem são.

Não conhecemos – porque raramente chega até nós -, mas a produção literária, artística, musical e cinematográfica haitiana é muito grande, produzida na ilha ou fora dela. Para quem se interessa, vai uma dica no caso do cinema: www.belfim.com