Páginas

terça-feira, 18 de maio de 2010

Terminamos

Hoje, 18 de maio de 2010, terminamos a produção. Agora é revisar todo o material, selecionar depoimentos, personagens e editar. A luta por financiamento continua, mas a ideia é terminar o quanto antes o filme.
Hoje a equipe embarcou de volta para o Brasil. Sheila, Steeve, Rodrigo e Marcos. Fiquei no Haiti por mais um dia. Amanhã vou a República Dominicana, país que divide a ilha Hispaniola.
Muitos sentimentos ficam. Será na volta que todos nós vamos perceber a riqueza da experiência. Aqui tivemos a oportunidade de ver a força do terremoto que devastou cidades, vidas e histórias de uma parte importante do país. Mas também pudemos ver a força e alegria do povo que luta por esquecer e reconstruir seu lar. As dificuldades são muitas e pudemos captar isso. Mas queremos mostrar que aqui tem muito de Brasil e esse, tem muito de Haiti. Alegria contra sofrimento. Fé, futebol, negritude. Miséria em contraste com riqueza. Somos mais iguais que diferentes.
Pudemos perceber isso porque tivemos contato com o povo, gente simples, gente comum. Pescadores, estudantes, pintores, cozinheiras, jogadores. Mas não nos iludimos. Sabemos que tivemos condições que a maioria do povo não sonha nem em ter. Agora, escrevo de um Hotel. É caro, é para branco. Piscina e ar condicionado num país em que água e energia elétrica são raros. Eram antes do terremoto, continuam depois dele. Aqui, a língua que mais se ouve é o inglês. Atravessando a porta de entrada nos deparamos com pessoas pedindo ajuda em creole. Do outro lado da rua, um acampamento de milhares de pessoas ocupam o que antes eram lindas praças do centro de Porto Príncipe. Gente que perdeu suas casas, seus parentes, histórias de vida, mas não a esperança.
É em homenagem a esses homens e mulheres, jovens e velhos que tentamos fazer aquilo que está ao nosso alcance: um filme. É para eles e elas que vai meu agradecimento, e deixo uma foto com o sol se escondendo atrás das montanhas. Porque é certo que amanhã ele nascerá de novo, alimentando a esperança e a luta desse povo.


2 comentários:

  1. Força e luta!
    A alegria não é o ópio do povo...
    Parabéns pelo trabalho.

    Bernardo

    ResponderExcluir
  2. Muita fé!"
    Eles vão conseguir sair dessa!"
    Pois eles são Haitianos!"
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir