Páginas

terça-feira, 18 de maio de 2010

Terminamos

Hoje, 18 de maio de 2010, terminamos a produção. Agora é revisar todo o material, selecionar depoimentos, personagens e editar. A luta por financiamento continua, mas a ideia é terminar o quanto antes o filme.
Hoje a equipe embarcou de volta para o Brasil. Sheila, Steeve, Rodrigo e Marcos. Fiquei no Haiti por mais um dia. Amanhã vou a República Dominicana, país que divide a ilha Hispaniola.
Muitos sentimentos ficam. Será na volta que todos nós vamos perceber a riqueza da experiência. Aqui tivemos a oportunidade de ver a força do terremoto que devastou cidades, vidas e histórias de uma parte importante do país. Mas também pudemos ver a força e alegria do povo que luta por esquecer e reconstruir seu lar. As dificuldades são muitas e pudemos captar isso. Mas queremos mostrar que aqui tem muito de Brasil e esse, tem muito de Haiti. Alegria contra sofrimento. Fé, futebol, negritude. Miséria em contraste com riqueza. Somos mais iguais que diferentes.
Pudemos perceber isso porque tivemos contato com o povo, gente simples, gente comum. Pescadores, estudantes, pintores, cozinheiras, jogadores. Mas não nos iludimos. Sabemos que tivemos condições que a maioria do povo não sonha nem em ter. Agora, escrevo de um Hotel. É caro, é para branco. Piscina e ar condicionado num país em que água e energia elétrica são raros. Eram antes do terremoto, continuam depois dele. Aqui, a língua que mais se ouve é o inglês. Atravessando a porta de entrada nos deparamos com pessoas pedindo ajuda em creole. Do outro lado da rua, um acampamento de milhares de pessoas ocupam o que antes eram lindas praças do centro de Porto Príncipe. Gente que perdeu suas casas, seus parentes, histórias de vida, mas não a esperança.
É em homenagem a esses homens e mulheres, jovens e velhos que tentamos fazer aquilo que está ao nosso alcance: um filme. É para eles e elas que vai meu agradecimento, e deixo uma foto com o sol se escondendo atrás das montanhas. Porque é certo que amanhã ele nascerá de novo, alimentando a esperança e a luta desse povo.


segunda-feira, 17 de maio de 2010

Steeve


No penúltimo dia de produção gravamos o depoimento de Steeve, nosso amigo e intérprete. É a segunda vez, a primeira foi em Porto Alegre, antes da viagem começar. Agora pudemos ouvir as impressões do haitiano da equipe sobre nosso trabalho e sobre o que ele encontrou no Haiti, suas expectativas e esperanças. A gravação ocorreu no bairro em que ele morava na casa de sua família que ainda está em construção e que não foi afetada pelo terremoto.

domingo, 16 de maio de 2010

Surpresa em Jacmel


Encontramos uma escola de cinema em Jacmel, no Sul do Haiti. Lá tivemos a oportunidade de encontrar alunos e professores da sétima arte e gravamos um depoimento de Ebby, estudante que além de produzir filmes com temáticas fortes é um conhecedor da música brasileira. Um de seus cantores favoritos é Caetano Veloso e seu estilo predileto, a bossa nova. Ele nos deu uma palinha para o filme.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Adje


No centro de Porto Príncipe encontramos Adje, um jovem que perdeu tudo no terremoto. Hoje vive em frente ao Palácio Nacional, em uma barraca onde um monitor de computador é guardado com carinho, lembrança de tudo que perdeu. Ele disse que sempre quiz fazer um filme. E fez.
Na foto, Adje, Henrique e Steeve.

Destruição

Nesse exato momento resolvi o problema dos acentos. Estou num lugar com wifi, usando um teclado em português. Resolvido este, sobram todos os outros. Seria um lugar comum falar da destruição de Porto Príncipe. Um chover no molhado. Houve um terremoto muito forte que destruiu muitas construções, incluídas o Palácio Nacional e a catedral, além de milhares de casas. Isso todo mundo já sabe. Deu na TV.
O que não se mostra e é difícil expressar é o sentimento que nos bate ao ver os sinais da destruição. A força plástica de casas inteiras caídas, milhares de barracas espalhadas por toda a capital. Paredes ou tetos de concreto inteiros foram abaixo como se fossem folhas de papel. É triste, impactante. O bom é que o Haiti não se resume à catástrofe. É muito mais que isso.







domingo, 9 de maio de 2010

Entrevista para Rádio


Hoje fomos ao Estádio de Porto Príncipe. Vimos um jogo da Copa do Haiti. Por acaso, encontramos Francklin Paulcher, da rádio Vision 2000, que nos entrevistou sobre o filme.

sábado, 8 de maio de 2010

Chegamos




Chegamos no Haiti. Aqui esta dificil achar ou ter tempo para a internet, por isso escrevo so agora. Sem acento, porque os teclados aqui nao tem. Mas o maior problema do Haiti certamente nao sao os acentos dos teclados.
A viagem foi tranquila, apesar de cansativa. Encontrei a Sheila e o Steeve que ficaram alguns dias preparando nossa chegada. Abaixo publico algumas fotos dela que achei geniais.


quinta-feira, 6 de maio de 2010

Embarcando

Hoje é o dia. Embarcamos para o Haiti no início da noite. Teremos que fazer duas paradas meio que obrigatórias, uma pela neblina que anda fechando o Aeroporto Salgado Filho e outra por força da conexão. Hoje paramos em São Paulo e amanhã no Panamá. Sábado, dia 7, chegamos finalmente em Porto Príncipe.
Nossa produtora e nosso anfitrião-ator já estão nas terras caribenhas, preparando nossa chegada. Tão logo consiga, postarei novas notícias. Boa viagem!